Atribua felicidade a tudo o que faz – quer seja passar a ferro, preparar a reunião de amanhã ou dar um passeio com a família – sentir-se grato(a) por estar rodeado(a) das pessoas que mais gosta é o antídoto para um vida infeliz -, no entanto, o tempo não se multiplica e, muitas vezes, não conseguirá fazer tudo o que deseja. Que tal ganhar minutos começando por destralhar o ambiente onde vive e trabalha? Um local desarrumado cria ansiedade, caos e irritabilidade, enquanto que a organização permite pensar com mais clareza e poupar tempo – uma vez que é nestes locais que passa a maior parte do seu tempo, convém criar uma ambiente propício ao seu bem-estar e eficiência.
1º – escolher por onde começar
Sugerimos que se inicie este processo num local mais pequeno, como um armário, a dispensa ou até uma gaveta, isto porque, começando por uma divisão maior, não verá o seu trabalho tão rapidamente e perderá a vontade de continuar a destralhar.
2º – usar o método do saco do lixo
Começar a limpeza com o saco vazio e só parar com o saco cheio.
3º – criar um lugar para tudo
Muito ao estilo Marie Kondo sugerimos que comece a guardar as coisas por local – caixas de arrumação permitem organizar o seu espaço -, sendo importante criar um lugar para tudo, por exemplo, tudo o que é cozinha será arrumado na cozinha – muitas vezes temos pratos na cozinha, na sala, e ainda alguns de reserva na dispensa.
4º – usar temporizador
Para os que ainda não gostam de arrumar e destralhar, sugerimos que usem um temporizador programado para 10/20 minutos de forma a que possa cronometrar o seu trabalho e fazer uma pausa.
5º – listar
Assim que começar a ficar com a casa ou com o seu local de trabalho como deseja, faça uma lista de tarefas, por exemplo: segunda é dia de arrumar a papelada da semana, terça é dia de limpar a cozinha, e por ai adiante; desta forma organizará não só o seu espaço como, também, o seu tempo – evitando perder um dia inteiro em limpezas e arrumações.