Descomplique o seu dia a dia com as nossas dicas

Destralhar

Numa altura em que se fala cada vez mais de desacelerar para viver o momento, há necessidade de tomar medidas. E porque não aproveitar o início do ano para isso?

Atribua felicidade a tudo o que faz – quer seja passar a ferro, preparar a reunião de amanhã ou dar um passeio com a família – sentir-se grato(a) por estar rodeado(a) das pessoas que mais gosta é o antídoto para um vida infeliz -, no entanto, o tempo não se multiplica e, muitas vezes, não conseguirá fazer tudo o que deseja. Que tal ganhar minutos começando por destralhar o ambiente onde vive e trabalha? Um local desarrumado cria ansiedade, caos e irritabilidade, enquanto que a organização permite pensar com mais clareza e poupar tempo – uma vez que é nestes locais que passa a maior parte do seu tempo, convém criar uma ambiente propício ao seu bem-estar e eficiência.

 

1º – escolher por onde começar

Sugerimos que se inicie este processo num local mais pequeno, como um armário, a dispensa ou até uma gaveta, isto porque, começando por uma divisão maior, não verá o seu trabalho tão rapidamente e perderá a vontade de continuar a destralhar.

2º – usar o método do saco do lixo

Começar a limpeza com o saco vazio e só parar com o saco cheio.

3º – criar um lugar para tudo

Muito ao estilo Marie Kondo sugerimos que comece a guardar as coisas por local – caixas de arrumação permitem organizar o seu espaço -, sendo importante criar um lugar para tudo, por exemplo, tudo o que é cozinha será arrumado na cozinha – muitas vezes temos pratos na cozinha, na sala, e ainda alguns de reserva na dispensa.

4º – usar temporizador

Para os que ainda não gostam de arrumar e destralhar, sugerimos que usem um temporizador programado para 10/20 minutos de forma a que possa cronometrar o seu trabalho e fazer uma pausa.

5º – listar

Assim que começar a ficar com a casa ou com o seu local de trabalho como deseja, faça uma lista de tarefas, por exemplo: segunda é dia de arrumar a papelada da semana, terça é dia de limpar a cozinha, e por ai adiante; desta forma organizará não só o seu espaço como, também, o seu tempo – evitando perder um dia inteiro em limpezas e arrumações.

 

Começando a aplicar estes métodos sentirá os benefícios que estas mudanças trarão para a sua vida, sendo que, com uma vida organizada, o seu dia-a-dia será menos stressante e o fardo que é o cuidado da casa deixará de ser tão pesado.

Escrito por Sibina - Home Partners

Empresa especialista no fabrico de utilidades para o lar com foco no desenvolvimento de parcerias domésticas facilitadoras de atividades diárias na vida da casa.

14/01/2020

Numa altura em que se fala cada vez mais de desacelerar para viver o momento, há necessidade de tomar medidas. E porque não aproveitar o início do ano para isso?
Share This

Gostou?

Dê-nos um like e partilhe isto com os seus amigos!